DIARIO DO JACINTINHO :VISITA STUDIO DO GRUPO GAZETA DE ALAGOAS

DIARIO DO JACINTINHO : Visita studio GAZETA DE ALAGOAS
 Fundada em 02 de outubro de 1960, pela Organização Arnon de Mello (OAM), ela já surgiu eclética, levando aos ouvintes notícias, esporte e música. Em 1978, após a chegada da Rádio Gazeta FM, foi segmentada para o jornalismo.

Grandes nomes do rádio alagoano passaram pela emissora como Ailton Vila Nova, Arnoldo Chagas, Arnaldo Costa, Edécio Lopes, Floracy Cavalcante, Jalon Cabral, Jorge Vilar, e Stênio Reis. Outros continuam na emissora, como Reinaldo Cavalcante, Arivaldo Maia e Waldemir Rodrigues, que atualmente é comandante da equipe de esportes, o Timaço da Gazeta.

Fatos marcantes na história do Brasil e do mundo foram transmitidos pela Gazeta como: a chegada do homem à lua, o Golpe de 64, os assassinatos de JFK e John Lennon, as conquistas da Seleção Brasileira de Futebol, a eleição de Tancredo Neves, as guerras do Vietnã e do Golfo e tantos outros.

Além disso, tudo que acontece em Maceió e Alagoas também é levado aos ouvintes, o que a torna uma emissora referência, quando o assunto é notícia.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Gilberto Lima, diretor de programação e operação da Rádio Gazeta, lembra que à época, umas das preocupações do senador Arnon de Mello era que a rádio sempre operasse e transmitisse com equipamentos de ponta e nunca media esforços para investir, pois geralmente os componentes era importados.

“A rádio é do povo e para ao povo, então, temos que fazer o melhor para o ouvinte, sempre dizia o senador”, recorda Gilberto Lima. Ele destaca que, “todo profissional anseia em trabalhar na Rádio Gazeta e eu tenho a felicidade de ter participado da evolução da rádio. Cresci aqui, nesta escola”.

Técnico de gravação de áudio e mixagem da Rádio Gazeta há 33 anos, Genaldo Ramalho Xavier recorda que, um dos maiores desafios foi quando a rádio mudou do sistema analógico para o digital, há cerca de 10 anos. “Eu não sabia nem ligar um computador. Foi um desafio, pensei em desistir, mas aprendi rápido, pois sempre quis aprender e até hoje, quando sinto alguma dificuldade, peço ajuda aos companheiros”.

A Rádio Gazeta é pontuada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre as 10 emissoras brasileiras em cobertura esportiva internacional. Eventos como a Copa do Mundo, Copa das Confederações, Copa América, torneios pré-olímpicos, Olimpíadas e cobertura total da Seleção Brasileira de Futebol garantem essa classificação.  
STUDIO GAZETA DE ALAGOAS